A biodiversidade no Pantanal do Mato Grosso do Sul é incrível! A região é rica em fauna e flora com algumas espécies endêmicas, ou seja, que só existem por aqui! O bioma pantaneiro é tão importante que a UNESCO o considera Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, isso sem falar que ele é a maior área alagada do mundo!
Já deu para perceber que o Pantanal Sul tem muito para ver, né? Mas, há algumas espécies animais que vivem por aqui, são belíssimas e algumas exóticas, e você precisa marcar na sua lista de "observados"!
Confira a lista dos 7 animais que você precisa vir conhecer!
1. Arara-azul
Uma ave de plumagem azul com bicos curvos e fortes de cauda longa. Podem medir até 1,5 m desde a cabeça até a ponta da cauda e pesar até 1,5 kg. Voam, geralmente, em casais que dizem ter o bater das asas sincronizado. Gostam de se exibir e são dóceis, comem os frutinhos da bocaiúva (a refeição predileta). Além de lindas, as araras são fiéis quanto casais e vivem juntas por toda vida. Romântico, né?
2. Tamanduá-bandeira e Tamanduá-mirim
Mamíferos nativos da América que estão em risco de extinção. São incríveis e exóticos, lindos na natureza.
O tamanduá-bandeira é o maior e recebe este nome
por conta de sua cauda em forma de bandeira.
O mirim, como o nome indica, é pequeno e muito fofo. Mas, cuidado: o abraço do tamanduá não é de carinho! Ele faz a pose de receber um abraço e pega firme seus predadores se tentarem agarrá-lo.
O tamanduá come insetos, chegam a comer milhares por dia, com estimativas em 30.000 insetos/dia, numa dieta baseada em formigas e cupins. Seu filhote fica preso junto ao corpo da mãe e é comum presenciar essa cena linda aqui no Pantanal Sul.
3. Ariranha
Um mamífero que só existe na América do Sul e gosta de viver em grandes grupos nas águas dos rios pantaneiros.
A ariranha pode chegar a pesar 45kg, são exímias nadadoras e se alimentam dos peixes! Elas constroem suas tocas embaixo de raízes grandes de árvores nas beiras do rios, por isso, nos passeios de barco é comum vê-las nas águas e acompanhando as embarcações.
4. Cervo do Pantanal
Maior cervo da américa do sul. O macho adulto pode chegar a pesar 150kg! Um animal de hábito noturno, que você poderá ter a sorte de encontrar no safári ou na focagem noturna.
5. Tatu
O tatu-peba (ou tatupeba), Euphractus sexcinctus, é figurinha
frequente aqui nas fazendas pantaneiras! Certamente você irá ver um
pertinho!
Eles se alimentam de insetos, como
formigas e cupins, e pequenos vertebrados, como sapos. Mas... o
tatupeba gosta mesmo é de uma saladinha!! Vegetais compõem 90% da sua dieta e incluem frutas, tubérculos e sementes. Light ele, né?
6. Jacaré do Pantanal
O Jacaré do Pantanal (Caiman crocodilus yacare) é um animal comum de ver por aqui e são fascinantes! Esses "carrancudos" medem entre dois a três metros de comprimento e seu padrão de coloração é bastante variado, sendo o dorso particularmente escuro, com faixas transversais amarelas, principalmente na região da cauda.
Na água são muito ágeis, saltando para capturar peixes e aves. Já no solo são mais desengonçados, mas sempre periogos!
7. Rapazinho-do-chaco e Tiriba-fogo
Se você é apaixonado por aves e adepto do birdwatching, vai se encantar com as suas espécies exclusivas da região do Pantanal Sul e Serra da Bodoquena: o rapazinho-do-chaco - Nystalus striatipectus (foto Wikipédia) e o tiriba-fogo - Pyrrhura devillei (foto de Cal Martins via Wikiaves).
O rapazinho-do-cacho mede 23 cm de comprimento e tem a cabeça marrom estriada de branco, peito inferior e abdome brancos estriados de preto e cauda marrom com barrados de preto. Alimenta-se de insetos e pequenos artrópodes e para nidificar cava uma galeria no solo e ali põe 2 a 3 ovos brancos e brilhantes.
Já o tiriba-fogo chama atenção pela fronte marcada por uma linha fina e vermelha, pescoço marrom e ombros avermelhados. Tem cerca de 28 centímetros e se alimenta de nozes e frutos. Costuma
voar em bandos de 6 a 12 e o período reprodutivo é de outubro a
dezembro, quando nidifica nos buracos das árvores.
#Bônus: o Nildinho
Nildinho é uma anta macho muito simpático que a equipe da Pousada Santa Clara
salvou em 2019 de uma queimada. Ele era um filhotinho quando
foi resgatado e trazido para cuidados. Nildinho se recuperou 100%, mas
quem disse que ele queria sair do aconchego da família e da pousada? Ele se tornou companheiro das trilhas, dos passeios e da
pescaria, adora um cafuné e o que ele mais ama é ficar relax na beira da
piscina!! Eita vida boa, né?
Nildinho é um hóspede ilustre
da pousada pantaneira. Ele sai, vai para a mata, se
alimenta normalmente, curte sua vida, mas volta para a pousada por sua
vontade... coisa linda a natureza integrada ao nosso dia a dia, né?
Só no Pantanal Sul!
Viu quantos animais incríveis você poderá ver aqui? Vem conhecer o Nildinho e tantos outros!!
Planeje sua viagem e venha voando para o Pantanal do Mato Grosso do Sul!
Conheça as Agências Especializadas em Passeios e Roteiros pelo Pantanal Sul
Entre em contato com elas e vem pra cá!