7 Animas que você precisa ver no Pantanal Sul

A biodiversidade no Pantanal do Mato Grosso do Sul é incrível! A região é rica em fauna e flora com algumas espécies endêmicas, ou seja, que só existem por aqui! O bioma pantaneiro é tão importante que a UNESCO o considera Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, isso sem falar que ele é a maior área alagada do mundo!

Já deu para perceber que o Pantanal Sul tem muito para ver, né? Mas, há algumas espécies animais que vivem por aqui, são belíssimas e algumas exóticas, e você precisa marcar na sua lista de "observados"!

Confira a lista dos 7 animais que você precisa vir conhecer!

1. Arara-azul

Uma ave de plumagem azul com bicos curvos e fortes de cauda longa. Podem medir até 1,5 m desde a cabeça até a ponta da cauda e pesar até 1,5 kg. Voam, geralmente, em casais que dizem ter o bater das asas sincronizado. Gostam de se exibir e são dóceis, comem os frutinhos da bocaiúva (a refeição predileta). Além de lindas, as araras são fiéis quanto casais e vivem juntas por toda vida. Romântico, né?


2. Tamanduá-bandeira e Tamanduá-mirim

Mamíferos nativos da América que estão em risco de extinção. São incríveis e exóticos, lindos na natureza.

O tamanduá-bandeira é o maior e recebe este nome por conta de sua cauda em forma de bandeira.



O mirim, como o nome indica, é pequeno e muito fofo. Mas, cuidado: o abraço do tamanduá não é de carinho! Ele faz a pose de receber um abraço e pega firme seus predadores se tentarem agarrá-lo.

O tamanduá come insetos, chegam a comer milhares por dia, com estimativas em 30.000 insetos/dia, numa dieta baseada em formigas e cupins. Seu filhote fica preso junto ao corpo da mãe e é comum presenciar essa cena linda aqui no Pantanal Sul. 


3. Ariranha

Um mamífero que só existe na América do Sul e gosta de viver em grandes grupos nas águas dos rios pantaneiros.

A ariranha pode chegar a pesar 45kg, são exímias nadadoras e se alimentam dos peixes! Elas constroem suas tocas embaixo de raízes grandes de árvores nas beiras do rios, por isso, nos passeios de barco é comum vê-las nas águas e acompanhando as embarcações.


4. Cervo do Pantanal

Maior cervo da américa do sul. O macho adulto pode chegar a pesar 150kg! Um animal de hábito noturno, que você poderá ter a sorte de encontrar no safári ou na focagem noturna


5. Tatu

O tatu-peba (ou tatupeba), Euphractus sexcinctus, é figurinha frequente aqui nas fazendas pantaneiras! Certamente você irá ver um pertinho!

Eles se alimentam de insetos, como formigas e cupins, e pequenos vertebrados, como sapos. Mas... o tatupeba gosta mesmo é de uma saladinha!! Vegetais compõem 90% da sua dieta e incluem frutas, tubérculos e sementes. Light ele, né?



6. Jacaré do Pantanal

O Jacaré do Pantanal (Caiman crocodilus yacare) é um animal comum de ver por aqui e são fascinantes! Esses "carrancudos" medem entre dois a três metros de comprimento e seu padrão de coloração é bastante variado, sendo o dorso particularmente escuro, com faixas transversais amarelas, principalmente na região da cauda.

Na água são muito ágeis, saltando para capturar peixes e aves. Já no solo são mais desengonçados, mas sempre periogos!


7. Rapazinho-do-chaco e Tiriba-fogo

Se você é apaixonado por aves e adepto do birdwatching, vai se encantar com as suas espécies exclusivas da região do Pantanal Sul e Serra da Bodoquena: o rapazinho-do-chaco - Nystalus striatipectus (foto Wikipédia) e o tiriba-fogo - Pyrrhura devillei (foto de Cal Martins via Wikiaves). 

O rapazinho-do-cacho mede 23 cm de comprimento e tem a cabeça marrom estriada de branco, peito inferior e abdome brancos estriados de preto e cauda marrom com barrados de preto. Alimenta-se de insetos e pequenos artrópodes e para nidificar cava uma galeria no solo e ali põe 2 a 3 ovos brancos e brilhantes.


Já o tiriba-fogo chama atenção pela fronte marcada por uma linha fina e vermelha, pescoço marrom e ombros avermelhados. Tem cerca de 28 centímetros e se alimenta de nozes e frutos. Costuma voar em bandos de 6 a 12 e o período reprodutivo é de outubro a dezembro, quando nidifica nos buracos das árvores.

#Bônus: o Nildinho

Nildinho é uma anta macho muito simpático que a equipe da Pousada Santa Clara salvou em 2019 de uma queimada. Ele era um filhotinho quando foi resgatado e trazido para cuidados. Nildinho se recuperou 100%, mas quem disse que ele queria sair do aconchego da família e da pousada? Ele se tornou companheiro das trilhas, dos passeios e da pescaria, adora um cafuné e o que ele mais ama é ficar relax na beira da piscina!! Eita vida boa, né?

Nildinho é um hóspede ilustre da pousada pantaneira. Ele sai, vai para a mata, se alimenta normalmente, curte sua vida, mas volta para a pousada por sua vontade... coisa linda a natureza integrada ao nosso dia a dia, né? Só no Pantanal Sul!


Viu quantos animais incríveis você poderá ver aqui? Vem conhecer o Nildinho e tantos outros!!

Planeje sua viagem e venha voando para o Pantanal do Mato Grosso do Sul!


Conheça as Agências Especializadas em Passeios e Roteiros pelo Pantanal Sul  


* Águas do Pantanal Tour
* Buriti Viagens e Turismo
* Brazil Eco Vip
* Consciência Ecológica Viagens e Turismo
* Pioneiro Turismo

Entre em contato com elas e vem pra cá!