Parque Nacional da Serra da Bodoquena é aberto à visitação

Criado há 20 anos, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena finalmente abrirá suas porteiras para que turistas do mundo inteiro possam apreciar e se encantar com as belezas da região de Bodoquena e Bonito.

Localizado a 266 quilômetros de Campo Grande, a área de 77 mil hectares possui cachoeiras lindas e águas cristalinas, e abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho, e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Trilha do Rio Perdido

O primeiro local dentro do parque onde os turistas terão acesso a partir de janeiro será a trilha do “Rio Perdido”, que leva esse nome por ser um rio que “desaparece” quando entra em um sumidouro, chamado também de caverna, e reaparece a 1,2 mil metros depois.

Este será o será o principal atrativo da trilha inaugurada. O percurso terá aproximadamente 3,5 quilômetros que começa no sumidouro, onde os turistas e visitantes poderão contemplar as águas cristalinas e também em tons esmeralda partir de um deque e mirante construídos na área.

Ainda na caminhada, o visitante vai reencontrar, na chamada ressurgência, o rio antes “perdido”. Nesse ponto, foi construído mais um deque para contemplação e haverá uma parada de banho. No trajeto haverá mais outros cinco para contemplação da natureza exuberante do lugar.


Segundo o instituto, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena vai receber, inicialmente, 70 pessoas por dia, que poderão fazer as visitas entre 8h e 17h, com exceção daqueles que vão apenas para observação de aves. Neste caso, o passeio deve ser comunicado com antecedência pelo condutor (guias) ao instituto e a visita pode começar às 4 da madrugada.

Como visitar

A visita ao parque só poderá ser feita com a presença de um condutor credenciado no instituto para receber e guiar turistas na área do parque. O visitante poderá realizar o agendamento através de um sistema do governo federal. O link para acesso só será divulgado quando o parque estiver liberado para visitação do público a partir de janeiro.

No sistema de agendamento, será disponibilizado uma tabela com o nome, telefone, e-mail e perfil dos profissionais disponíveis para viabilizar a visitação. O condutor poderá organizar grupos de visitantes de forma independente ou via agência de turismo. Vale ressaltas que estas só poderão operar através de condutores credenciados.

O preço da atividade, que pode envolver trilhas, banho de rio, observação da vida silvestre, passeio de bike e canoagem (ainda a ser estruturada) irá variar.

Segundo a administração do parque, para atender a futura demanda de visitantes, mais de 180 condutores foram credenciados e estão autorizados a receber os turistas. Os condutores capacitados não são apenas guias de turismo. Há biólogos, jornalistas, professores, pesquisadores e outros profissionais que estão credenciados como condutores do parque.


As agências da Visit Pantanal levam você para o Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Quer curtir esse parque ainda desconhecido? Fale com nossas agências e programe sua viagem para o Mato Grosso do Sul!

Águas do Pantanal Tour
Buriti Viagens e Turismo
Brazil Eco Vip
Consciência Ecológica Viagens e Turismo
Pioneiro Turismo


Gostou? Compartilha! E você pode se interessar também:


CREDITO: REPRODUÇÃO DA MATÉRIA DE CAMPO GRANDE NEWS.
FOTOS: Hudson Garcia.