Birdwatching - Observação de Aves

O Pantanal Sul aliado com a Serra da Bodoquena formam um dos destinos mais cobiçados do mundo para o birdwatching, que em português é a prática de observação de aves.

A atividade iniciou na Inglaterra com os nobres - onde é tradição - e vem ganhando cada ano mais adeptos no Brasil. E nosso país é realmente riquíssimo em biodiversidade e o birdwatching se torna ainda mais interessante.

Pantanal Sul e Serra da Bodoquena possuem uma incrível fauna, com mais de mil espécies diferentes de animais, muitos deles endêmicos. Dentre eles se destacam as cerca de 630 espécies de aves catalogadas (32% das existentes no país) e muitas delas raras, belíssimas e algumas, infelizmente, ameaçadas de extinção.

E é atrás dessas raras belezas que muitos ecoturistas vem para o Mato Grosso do Sul para tentar observar de pertinho os hábitos das aventes que não se vê em outros lugares.


Aqui tem Aves que ninguém mais tem!

Entre as aves encontradas no Pantanal do Mato Grosso do Sul e Serra da Bodoquena, existem algumas que se diferenciam por serem exclusivas da região, como é o caso do rapazinho-do-chaco (Nystalus striatipectus) e tiriba-fogo (Pyrrhura devillei). Essas duas espécies só são encontradas aqui!

Vale a pena participar de passeios de birdwatching e encontrar o maior número possível, voltando para casa com muitas histórias para contar e, claro, muitas imagens registradas!

As emas, por exemplo, são as maiores aves não só da região, mas de toda a América do Sul - e, curiosamente, não voam, já que pesam até 35 kg e também são as mais pesadas. O tuiuiú (também conhecido como jaburu) é a ave símbolo do Pantanal: ela lembra uma grande cegonha, mas com a cabeça negra, e é a maior ave voadora do continente. A incrível arara azul é a estrela, de coloração exuberante, quase toda azulada e com detalhes em amarelo e negro - ver uma delas voando pelo céu é indescritível! Há ainda a raríssima arara vermelha, cada vez mais difícil de encontrar por conta da caça ilegal.

Garças, canários, pintassilgos, sabiás, seriemas, tachãs, curicacas, aracuãs, patos, marrecos, tucanos, gaviões, falcões, gralhas, carcarás, curiós, coleirinhos, colhereiros, biguás, periquitos, urubus, socós, também marcam presença aos montes no Pantanal. Isso sem contar com o uirapuru, o pica-pau, o martim-pescador, o joão-pinto, o tico-tico-rei, a viuvinha, o ferreirinho, e os raros tecelão (Cacicus chrysopterus), surucuá (Trogon curucui), arapaçu-do-campo (Xiphocolaptes major), entre tantas outras espécies.

Passarinhar, entre os observadores, é uma competição ecológica e animada! Os praticantes fazem o registro fotográfico e às vezes em vídeo das aves e alguns até gravam o chamado playback (a gravação do som do pássaro). E a coleção aumenta e a vontade de ver outras espécies também!

Encontrar essas aves em seu habitat natural, vivendo na natureza em liberdade e integradas ao ecossistema, é uma das experiências mais emocionantes da região. Por isso o birdwatching é uma atividade que deve entrar na sua lista de desejos!

E por falar em lista, separamos para vocês as listas das espécies de aves do Pantanal Sul e da Serra da Bodoquena para você conferir tudo que poderá ver aqui!

Baixe a Lista de Aves


Para realizar o tour de birdwatching fale com nossas agências. Há guias muito especializados para os diferentes níveis de observação, inclusive com atendimento bilíngue, para proporcionar uma experiência inesquecível e única para você!

Contate uma Agência