Chipa
Já ouviu falar da Chipa? Esse salgado conquista o paladar de quem o prova e certamente é uma das experiências gastronômicas que você precisa ter aqui no Pantanal do Mato Grosso do Sul!
Chipa (ou chipá em algumas regiões) é um biscoito de polvilho doce geralmente em formato de ferradura. Dizem que é a "mãe" do pão de queijo, pois foi trazida lá pelos anos de 1860 pelos paraguaios que, fugidos da guerra, se abrigaram no Mato Grosso do Sul e apresentaram essa delícia para nós, brasileiros.
E a gente gostou tanto que virou tradicional nos cafés da manhã de hotéis, pousadas, fazendas pantaneiras e nos restaurantes da nossa região.
Ela se diferencia do pão de queijo pela proporção dos ingredientes, que dá a chipa uma textura mais sequinha e crocante. Ah... e ela quentinha com aquele cafézinho preto é boa pedida!
A chipa não tem glúten, então quem tem restrição pode provar sossegado. E se você quiser fazer em casa, também dá! Olha a receita aí abaixo:
INGREDIENTES
- 2 ovos
- 400 g de polvilho doce
- 100 g de margarina
- 15 g de fermento em pó
- 500 g de queijo minas ralado
- Se o queijo não for salgado colocar 10g de sal
- Leite
MODO DE PREPARO
1. Coloque os ovos, a margarina, fermento em pó, o queijo ralado e o polvilho em um recipiente e misture bem.
2. Coloque o leite em pequenas quantidades até a massa chegar ao ponto. O ponto é quando a massa não gruda mais nas mãos.
3. Fazer porções em formato de ferraduras, com cerca de 30 g cada uma.
4. Coloque a massa da chipa em formas untadas com manteiga e leve ao forno previamente aquecido, a mais ou menos 180ºC.
5. Deixe assar por 15 a 20 minutos.
Pronto! Chipa quentinha e deliciosa saindo do forno para sua mesa!
E quando vier pro Mato Grosso do Sul, não se esqueça de provar essa tradição!