Gastronomia do Pantanal Sul e Serra da Bodoquena
Além de toda a natureza exuberante que o Pantanal Sul e a Serra da Bodoquena possuem, há também uma variedade enorme de culturas para apreciar, não apenas nos costumes, mas no sabor com sua deliciosa culinária.
A gastronomia do Pantanal do Mato Grosso do Sul engloba diversas influências. O estado recebeu grandes fluxos migratórios de lugares como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, além de imigrantes do Paraguai e Bolívia, e isso pode ser sentido na hora das refeições até hoje.
Isso sem falar na influência indígena grande na culinária local. Afinal, o Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população nativa do país, com destaque para os guaranis, os kaiowás e os terenas (estes últimos mais presentes no Pantanal Sul). E seus hábitos alimentares também são traduzidos na gastronomia regional, aumentando ainda mais sua riqueza.
Por toda influência, há uma abundância de pratos típicos exclusivos da região!
Um dos mais tradicionais e consumidos pelos turistas é o caldo de piranha. Os peixinhos de dentes afiados são muito presentes nos rios e afluentes da região, e existem passeios para pescá-los com a possibilidade de cozinhar logo em seguida no próprio barco. Também é possível levar alguns para a sua hospedagem e pedir para fazer.
Em geral, boa parte das refeições pode ser feita com a gastronomia regional. A chamada Comida de Comitiva, por exemplo, está sempre presente. Trata-se da culinária simples e saborosa que se fazia antigamente nas comitivas de gado do Pantanal, com os peões conduzindo a boiada através das planícies e estradas locais. O arroz carreteiro e o feijão gordo são os principais destaques, mas vale a pena experimentar também o macarrão de comitiva (frito na banha de porco e feito com carne de sol).
E quem disse que pizza também não é comida típica do Pantanal Sul? Pois há o Pacu Pizza, patrimônio inmaterial de Miranda! O prato é feito com o peixe de mesmo nome, muito encontrado nos rios e lagoas da região que se torna uma "massa de pizza" e onde são colocados os ingredientes da cobertura, como queijo, presunto, entre outros. Essa receita também pode ser feita com dourado, e outros peixes, mas o pacu é que ganhou tradição.
Além da influência italiana, também há a japonesa. Alguns imigrantes levaram o Sobá - popular receita feita com macarrão - e ficou conhecido como o Sobá de Campo Grande, feito com farinha branca em vez de trigo sarraceno, e regado a caldo de carne bovina ou suína, cebolinha e omelete picada.
E sobremesas também não faltam. O Milkshake de Bocaiúva já ganhou prêmio e eleita como a melhor sobremesa do Pantanal! E da bocaiúva também saem brigadeiros, bolos, pães, licores, entre outras delícias!
E a Serra da Bodoquena não fica para traz! O prato principal lá que você não pode deixar de provar é a Palga Serrana, que consiste em galinha caipira feita com palmito de bacuri, uma planta muito conhecida por lá.
Além disso, há receitas tradicionais das fazendas, como a carne com mandioca, os doces de frutas, os peixes assados, o churrasco pantaneiro, entre tantos outros sabores!
São inúmeras opções tradicionais da região para o visitante conhecer durante a viagem, e tem para todos os gostos. E uma coisa é certa: a gastronomia do Pantanal Sul e da Serra da Bodoquena é uma parte imperdível do roteiro!
E para nada ficar de fora do trajeto, fale com nossos agentes antes de planejar sua viagem! Eles ajudarão a deixar todos os roteiros perfeitos e completos!