Safári Fluvial
Safári com certeza você já ouviu falar... mas e se o passeio for feito nos rios maravilhosos do Pantanal Sul? Então é safári fluvial! E essa experiência nova e incrível que vamos falar a seguir!
O safári fluvial. A atividade consiste em um passeio de chalana, o tradicional barco pantaneiro, através dos rios locais para observar de perto não só peixes, mas também aves e outros animais selvagens. Ao contrário do que muitos pensam, a observação dessa forma pode ser até mais vantajosa para encontrar algumas espécies mais raras e desconfiadas, já que muitas chegam nas margens para beber água ou descansar na sombra durante o dia.
Como é o exemplo da onça-pintada, a grande estrela do Pantanal e que todos querem ver. Pode ser difícil encontrar um exemplar do maior felino da América do Sul ao longo do dia, já que costumam evitar pontos com mais presença humana e caçam de noite - por isso as focagens noturnas são passeios também muito requisitados na região. Mas na beira dos rios as onças aparecem com mais frequência para se refrescar. Jacarés, ariranhas, lontras e tamanduás também podem surgir às vezes para deleite dos visitantes.
Os safáris fluviais também oferecem atividades como a pesca de piranhas. Os peixinhos agressivos são muito presentes nos rios pantaneiros e podem ser cozidos depois no próprio barco para fazer algumas das principais iguarias da região - principalmente a sopa, um dos pratos típicos mais consumidos por lá.
A Fazenda San Francisco, que fica em Miranda (a 240 km de Campo Grande), e o Pantanal Jungle Lodge, em Corumbá (a 320 km da capital do estado), oferecem o safári fluvial em chalanas dentro de seus pacotes. Ambos estão entre as principais opções de hospedagem na região, com excelente estrutura e muitos outros passeios disponíveis para os turistas - além de poder vivenciar um pouco da cultura local. Ah, e sem esquecer da deliciosa gastronomia do Mato Grosso do Sul, repleta de peixes de rio, plantas locais e influência indígena.
Embora os safáris fotográficos por terra sejam mais populares e certamente experiências incríveis para conhecer o Pantanal e ver de perto a vida selvagem, os passeios pelo rio também valem muito a pena. A possibilidade de observar a natureza por outro ângulo e sentir a paz dos sons da selva é inesquecível, e será o assunto da viagem por muito tempo. E pode ter certeza que vai voltar para casa relaxado após mais essa aventura.